Farmácia da Natureza

Remédio que nasce da terra

Histórico

Numa tarde de outubro de 1989, fomos recebidos pela jornalista Maly Caran em seu sítio no município de Pindamonhangaba-SP. Na época, ela fazia um quadro na TV Bandeirantes, intitulado Cheiro de Mato, em que abordava vários aspectos sobre plantas medicinais. Naquele dia em que a chuva era intensa, que toda a água do céu parecia cair de uma só vez, num só lugar, ela caminhou conosco pelos canteiros e foi retirando as matrizes de melissa, menta, mil folhas, calêndula, cavalinha e chapéu de couro, sem se incomodar com o solo argiloso encharcado e liso, que nos fez ajoelhar no barro por duas ou três vezes seguidas...

Controle de qualidade

A Farmácia da Natureza está estruturada com 3 laboratórios de controle de qualidade e 6 profissionais dedicados a garantir que os fitoterápicos cheguem às mãos dos pacientes somente depois de serem criteriosamente avaliados. Qualidade e segurança andam de mãos dadas.

Controle de qualidade
Encapsulamento
Identificação

A Farmácia da Natureza está enquadrada na categoria de Farmácia Viva, de acordo com a portaria Nº 886 do Ministério da Saúde. Tem autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF). Sua finalidade é produzir e disponibilizar fitoterápicos no SUS e no Ambulatório Fitoterápico da Casa Espírita Terra de Ismael.

Ambulatório Fitoterápico

O Ambulatório Fitoterápico é formado por uma equipe com 8 médicos, de várias especialidades, e 2 enfermeiras, oferecendo atendimento gratuito à população. Possui registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

Seu objetivo é realizar atendimento ambulatorial, com a prescrição de fitoterápicos e contribuir com a formação de médicos, bem como outros profissionais da saúde interessados no aprendizado dos aspectos teóricos e práticos da fitoterapia.