A Terra de Ismael tem o compromisso espiritual de educar o espírito através da vivência do Evangelho de Jesus e dos postulados da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.
Para isso, adota a Evangelização de Espíritos como metodologia de educação do espírito. Essa metodologia, apresentada por Eurípedes Barsanulfo, propõe um entendimento ampliado do ser espiritual, sendo um forte estímulo para o viver coerente com as Leis Divinas.
Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá, quanto mais homogêneo for.
As condições mais favoráveis para uma Sociedade Espírita que aspira a granjear a simpatia dos bons Espíritos e a só obter boas comunicações, afastando as más são:
(Allan Kardec)
- - Perfeita comunhão de vistas e de sentimentos;
- - Cordialidade recíproca entre todos os membros;
- - Ausência de todo sentimento contrário à verdadeira caridade cristã;
- - Um único desejo: o de se instruírem e melhorarem, por meio dos ensinos dos Espíritos.
A Terra de Ismael estabelece o Evangelho como estrutura essencial da casa, realizando reuniões diárias para estudos e passes. Outro pilar importante são os grupos de estudos doutrinários que preparam seus trabalhadores para serviços específicos da Casa, de acordo com suas necessidades evolutivas, apresentando uma visão dinâmica quanto à aplicabilidade da Doutrina.
A prioridade é o relacionamento fraterno entre todos, estimulando a construção de sentimentos como base edificadora da caridade moral.
Uma casa espírita nasce na espiritualidade pelos ideais de espíritos compromissados com o Cristo. Alguns reencarnam com a tarefa de erguê-la física, moral e espiritualmente e outros permanecem no mundo espiritual para o amparo indispensável.
Esses espíritos encarnados atraem outros companheiros igualmente compromissados com a Doutrina Espírita e com a própria transformação moral.
A Terra de Ismael nasceu do ideal dos beneméritos Dr. Jeremias Rodrigues Villela e de sua esposa Carmen Sylvia Medeiros Villela, um casal de espíritos espíritas que traziam na intimidade de seus sentimentos a vontade sincera de transformar sua propriedade particular, um sítio nas imediações do distrito de Jurucê, em Jardinópolis/SP, numa Casa Espírita.
Durante longos anos esse ideal foi alimentado por um grupo de espíritos vinculados a esse compromisso. Em setembro de 1989 o Dr. Jeremias, sob a inspiração dos benfeitores espirituais, comunica a sua esposa que era chegada a hora de transformar o Sítio Irmãs Marie, nome dado em homenagem às suas amadas filhas Rose Marie e Jeane Marie, em uma casa de Jesus.
A Sra. Carmen Sylvia Medeiros Villela, carinhosamente chamada de Vó Carmen, após tornar-se viúva, em janeiro de 1990, com seu coração generoso e altruísta agregou ao redor de si os filhos de sua alma, vinculados ao seu coração de mãe amorosa, para estruturar, na Pátria do Evangelho, uma Casa Espírita sob o amparo de Ismael.
Assim, foram chegando os primeiros operários da vinha e a Casa Espírita Terra de Ismael teve início em dezembro de 1995, sendo oficializada em setembro de 1996, com o registro em cartório do estatuto. Desde essa data, o trabalho singelo realizado em uma casa no campo, tem albergado espíritos sinalizados pelos benfeitores espirituais que dirigem a Casa.