Conservação da Biodiversidade Brasileira

A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta e, certamente, uma das mais ameaçadas. O Brasil abriga 30% de todas as espécies vegetais encontradas no mundo. Entretanto, não conta com um plano nacional para conservação dessa flora, que diminui dia a dia numa velocidade tão acelerada que não temos ainda como prever ou dimensionar, com precisão, as consequências desse desastre ambiental para a vida no planeta Terra.

Precisamos fazer a nossa parte. É tempo de semear, cultivar e conservar...

Banco de Sementes de Plantas Medicinais

Sementes de várias espécies de plantas têm sido armazenadas no Banco de Sementes do Jardim Botânico, com o objetivo de conservar e distribuir para programas interessados na propagação de plantas medicinais e produção de fitoterápicos.

Banco de sementes
Estufa de mudas
Coleta

Meliponário

A coleção de colmeias de variados tipos de abelhas sem ferrão, da Terra de Ismael, é uma ação de proteção e valorização da biodiversidade brasileira. Essas abelhas nativas têm importante função no equilíbrio ambiental. Elas polinizam flores, coletam pólen, produzem mel, própolis, resina, cera e cerume. Além disso, são excelentes indicadoras de ambientes saudáveis, pois quando há pulverização de agrotóxicos no ambiente são as primeiras a desaparecerem. No Brasil há mais de 400 espécies dessas abelhas aguardando que possamos protegê-las.

Conservação do Solo

O solo da Terra de Ismael é manejado com práticas ecológicas como cobertura morta, adubação verde, rotação e associação de culturas, sendo todas essas práticas orgânicas e adequadas para evitar erosões e facilitar a boa drenagem de água.

Mina D’água

Está sob a proteção da Casa Espírita Terra de Ismael uma mina d’água. Este trabalho de recuperação da nascente foi realizado com a participação de crianças e jovens e faz parte das diretrizes de conservação da natureza da nossa instituição.

Mata Ciliar

No estado de São Paulo 82% da cobertura florestal nativa foi dizimada e, quanto as Matas Ciliares, mais de um milhão de hectares aguardam por processos de reflorestamento. A área de Mata Ciliar da Terra de Ismael foi recuperada em 2001, com o plantio de 240 espécies, árvores nativas, em uma área de 25.000 m², sendo essa atividade parte de um programa de educação ambiental realizado com a participação de crianças e jovens.

Horto Medicinal

O horto medicinal tem por finalidade o cultivo e multiplicação de espécies medicinais, visando o fornecimento de plantas para a Farmácia da Natureza, a qual produz medicamentos fitoterápicos. Além disso, tem por objetivo a distribuição de mudas certificadas para outros municípios do Brasil, os quais estão vinculados ao programa do Ministério da Saúde intitulado Farmácia Viva.

Jardim medicinal
Selo jardim botânico

Jardim Botânico
de Plantas Medicinais
Ordem e Progresso

Os primeiros Jardins botânicos surgiram na Europa, no século XVI, com o objetivo de cultivar e estudar plantas medicinais. Atualmente, existem 1700 Jardins Botânicos no mundo, sendo que 2% deles estão no Brasil. Esses números revelam, ao mesmo tempo, um grande contrassenso, bem como a necessidade premente de ações conservacionistas, considerando que mais de um terço de todas as espécies de plantas do mundo se encontram no Brasil. O Jardim Botânico de Plantas Medicinais Ordem e Progresso foi instituído em 7 de

Jardim botânico

setembro de 2019, com o objetivo de conservar a flora medicinal do país. Abriga, atualmente, 350 espécies de plantas medicinais brasileiras, as quais se não forem conservadas, desaparecerão na mesma velocidade com que nossas florestas estão sendo dizimadas. A flora conservada no Jardim Botânico produz dezenas de milhares de moléculas, as quais poderão ser investigadas, de forma ética, por pesquisadores brasileiros e de outros países transformando-se, no futuro, em opções terapêuticas para numerosas enfermidades,

que ainda assolam a humanidade e para as quais não há tratamento. O Horto Medicinal e o Jardim Botânico também têm a finalidade educativa possibilitando, in loco, o aprendizado sobre a importância das plantas medicinais, o cultivo e multiplicação das espécies, bem como o entendimento prático e teórico de conceitos fundamentais para entender a vida nos diversos reinos que compõem a natureza, como uma teia de relações sempre dinâmicas e complementares.